Não sabe o que fazer com o lixo orgânico?

Cascas de frutas e verduras, restos de comida, aqueles pedacinhos da fruta que você não comeu porque achou muito feios, até mesmo podas de árvores e grama aparada… todo esse material orgânico, por falta de melhor opção para o descarte, acaba indo parar no lixo comum.

Porém, o tratamento deste material é bastante complexo. Nos lixões, o material orgânico misturado com a água da chuva produz um líquido que é altamente contaminante para o subsolo, o chorume. Além disso, ele constitui cerca de 60% do lixo residencial no Brasil, e apenas 3% dessa quantidade recebe o tratamento adequado.

Por outro lado, todo mundo pode dar uma forcinha com relação a isso. Através do processo de compostagem, toda matéria orgância é decomposta e transformada em húmus, devido à ação de vários microorganismos. O húmus, por sua vez, é um adubo extremamente rico, que pode fazer mais pelo seu jardim do que qualquer outro fertilizante inorgânico que você encontrar.

Se você tem uma casa e um jardim, fazer a compostagem é bem mais fácil. A FUNDACENTRO fez um manual [pdf] excelente, explicando todos os detalhes da construção da composteira. Mas, se você mora em apartamento, como eu… bem, eu estou fazendo uma experiência aqui. Compostagem em vasos. Eu vou avisando vocês se está dando certo.

Vamos dar nossa baita ajuda reciclando o lixo orgânico em casa!

About these ads

3 Comentários »

  1. [...] em Uncategorized ·Tagged apartamentos, compostagem, composteira Já falamos aqui sobre a compostagem, e sobre a baita ajuda que essa técnica milenar pode trazer para o meio ambiente (já notaram que [...]

  2. nine disse

    esse negocios de reciclagem é muito bom gostei muito …….. valeu

  3. Mandala disse

    Essas práticas deveriam ser se tornar parte fundamental de qualquer estabelecimento comercial relacionado à alimentação! É fundamental que todos nós pensemos em práticas sustentáveis no nosso dia dia. Parabéns pelo site.

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: